blog

Jardim Vertical, um pedaço da natureza em seu apartamento

Os jardins verticais, também conhecidos como paredes verdes, são formas contemporâneas de jardinagem, que acompanharam o aumento da vida urbana e mudanças no estilo de vida dos brasileiros, que aumentou o número de apartamentos em comparação à construção de casas horizontais.

Isso levou à invasão de espaços por toda a cidade. Para uma pessoa que é amante da natureza, é muito difícil ter o seu próprio jardim, especialmente quando está morando em um apartamento. Talvez eles não percam as esperanças, pois um jardim vertical pode permitir que você tenha a sensação da natureza dentro de casa. Os jardins verticais preservados são a solução para que não pode cultivar um jardim natural, seja por falta de tempo ou por condições climáticas.  

Você pode conseguir isso com um jardim vertical na varanda de seu apartamento ou em qualquer outro local apropriado. Isso ajudará a ter paredes verdes em um espaço limitado de apartamentos em São Paulo, por exemplo.

Um jardim vertical preservado dará à sua casa uma aparência chique, atuando como uma decoração elegante, além de deixar o ambiente muito aconchegante. Eles podem ser mais leves ou mais cheios com base em sua preferência. Os jardins verticais podem ser montados nas paredes tanto de alvenaria quanto drywall.

Os jardins verticais também podem ser usados como solução de acústica no ambiente e são perfeitos para locais fechados e com ar condicionado que inviabilizaria o jardim vertical natural.

Como construir o seu jardim vertical


Se você deseja ter um jardim vertical preservado no seu apartamento a primeira coisa que deverá procurar é um local adequado. Selecione um local que não seja externo, que não pegue sol diretamente e nem chuva. Seu jardim vertical deve atuar como um ponto focal em sua casa; portanto, deve ser colocado em uma posição perfeita. Ficam ótimos em paredes da varanda, na sala de jantar, escritórios e salas de estar.

Luz adequada e cuidado: é muito importante que seu jardim vertical não fique exposto a luz diretamente, pois o sol poderá amarelar as folhas com o tempo. Mas podem ficar tranquilamente em ambiente de claridade natural. Para evitar o desgaste do seu jardim vertical preservado, não molhe, limpe com cuidado de preferência com flanela seca. O cuidado ao limpar garante a permanência intacta da folhagem.  

Gerencie suas plantas: Certifique-se de mantê-las em forma adequada, pois o um local sem vento e livre de poeira, garante mantê-lo por muitos anos.


Como selecionar as plantas para a sua jardinagem vertical

As opções são variadas na escolha de plantas para jardinagem vertical. Plantas mais rasteiras como plantas de maior porte. Avencas , aspargos e samambaias podem ser escolhidas para o seu jardim vertical.

Se você deseja colocar um jardim vertical preservado e tem uma espaço maior, indicamos misturar outras folhagem como Cyca e Aspidistra, você pode optar por essas plantas quando o ambiente tem um pé direito duplo, por exemplo, ou espaço que não atrapalhe a passagem, para ter o aspecto visual mais cheio como na natureza.

Se você deseja um jardim vertical suspenso, pode optar por plantas como avencas e aspargos . No caso de ter muito menos espaço no seu apartamento pode pendurar as plantas em estrutura de ferro, em cima da mesa se jantar tem feito muito sucesso em espaço menores.





Benefícios de ter um jardim vertical em seu apartamento


A visual do verde e a sensação de bem estar que o aproximam da natureza ou do ambiente. Hoje, as cidades estão crescendo rapidamente e o espaço ao nosso redor está diminuindo. Você pode ser um daqueles que vivem em um apartamento e não abre mão de ter um Jardim Vertical dentro de casa.

Você pode ter jardim vertical que melhor se adapte ao seu estilo de vida, para quem tem espaço limitado, não tem tempo e nem habilidade com as plantas naturais, na maioria dos casos o apartamento não permite condições climáticas favoráveis para cultivo de um jardim natural, recomendamos a opção de plantas preservada.

Um jardim vertical preservado serve como um lindo jardim com muito menos espaço. Eles têm baixa manutenção, somente limpeza das folhas. Eles fornecem uma grande quantidade de verde para o seu apartamento e tornam o espaço antes comum, muito mais atraente.

Coisas necessárias para criar um jardim de varanda de sucesso


Planejamento: o planejamento é a primeira e mais importante coisa que você precisa considerar antes de ter seu jardim vertical preservado. Caso não tenha um projeto da planta ou um arquiteto, não tem problema. O importante é garantir que o local pode receber a instalação do Jardim. Certifique-se que as medidas estão corretas, se a parece suportar furos para pendurar os arbustos.

A varanda com jardim não é permitida em todos os apartamentos. O local precisa ser fechado com vidros, caso tenha cortinas melhor para manter o verde da planta preservada.

Pesquisa ou conhecimento: antes de começar seu jardim vertical preservado, você precisa pesquisar bem sobre as plantas preservadas. Empresas especializadas em preservação garantem a veracidade do processo de preservação, pois existem várias empresas que não usam o método de preservação e por isso a durabilidade é bem menor.

Passe algum tempo lendo, procurando informações, sobre plantas ou ideias. Hoje em dia, existem várias referências que o ajudarão a escolher o modelo de jardim vertical, que melhor se adequa ao seu ambiente.

Lembre-se: o sucesso do seu jardim vertical preservado depende do cuidado no manuseio diário e do local apropriado.

Gostou destas dicas sobre jardim vertical Preservado? Compartilhe este post em suas redes sociais!

Jardim Vertical, um pedaço da natureza em seu apartamento
Voltar
topo