Biofilia: Plantas preservadas e a conexão com a natureza – Svetlana Biofilia: Plantas preservadas e a conexão com a natureza |

Vamos Conversar?

Biofilia: Plantas preservadas e a conexão com a natureza

Por: Camila Marques da Cruz

 

É notório o crescimento do uso de plantas em ambientes internos, e nós da Svetlana fazemos orgulhosamente parte dessa transformação. Confira um pouco mais sobre a biofilia presente em grandes projetos.

 

O que é biofilia?

A biofilia representa a nossa conexão com a natureza, a palavra é formada pela junção de dois termos. Bio = coisas vivas, utilizada para remeter a natureza; e filia = amor. Esse amor às coisas vivas, foi introduzido na arquitetura e no design de interiores através de ambientes que conectam seres humanos com a natureza, gerando um bem-estar instantâneo.

 

Pense em um ambiente calmo e que te transmita paz, provavelmente esse lugar será repleto de natureza, certo?

As técnicas de biofilia empregadas em projetos arquitetônicos servem justamente para isso, nos reconectar com a natureza tomada pela urbanização, criando ambientes mais saudáveis e produtivos para a sociedade contemporânea.

Por muitos anos os ambientes verdes existiam apenas nos quintais das casas ou em espaços externos. Mas a biofilia também pode ocupar os interiores, e não apenas em residências.

Em espaços corporativos onde o ritmo de trabalho acelerado e a pressão fazem parte do dia-a-dia, a biofilia entra como uma terapia que mantém as nossas mentes tranquilas.

Diversos arranjos podem fazer parte de um escritório e demais ambientes de uma empresa, como jardins internos e espaços de descompressão, uma tendência que caminha junto à biofilia.

 

 

Planta preservadas como solução para decoração de empresas

A ideia parece legal, mas em um primeiro momento, imaginar os custos de manutenção de grandes espaços verdes em ambientes corporativos pode ser um impeditivo.

Espaços internos inviabilizam aplicar o conceito com plantas naturais, tornando a busca pelas plantas preservadas, além de uma forma de baixar custo do projeto de paisagismo, a única opção para ambientes sem luz natural a longo prazo.

 

 

 

Exemplos de projetos

Separamos alguns projetos que utilizam as plantas preservadas em grandes ambientes corporativos, empregando a biofilia como estratégia para um resultado que alinha a natureza junto a elegância.

Se inspire a partir desses designs modernos, note como as plantas trazem mais leveza aos espaços. 

Athie Wohnrath – GSK Consumer Healthcare

 

 

Athie Wohnrath – Brazilian Financial Center

 

Athie Wohnrath – Pearson

 

Athie Wohnrath – Pearson

 

Marília Veiga Interiores – Gerencia Net

 

 

Funcionamento: Segunda a Quinta - 08h às 18h Sexta - 08h às 17h.

Copyright 2022 - Svetlana Plantas Reservadas – Todos os direitos reservados